>> Esqueceu sua senha?

Volta do sarampo no Brasil e queda na cobertura vacinal faz Campinas chamar população para se imunizar.

Categoria: Ultimas PB
Postado em: 10/07/2018 às 22:23
Fonte: https://g1.globo.com

Com o ressurgimento de casos de sarampo em estados da região Norte do Brasil e a diminuição da cobertura vacinal em Campinas (SP), a Secretaria de Saúde fez, nesta terça-feira (10), um chamando para que a população se imunize contra a doença. O último caso autóctone, ou seja, contraído no município, foi em 1997; já o último registro na cidade ocorreu em 2011, e era importado.

Segundo a Secretaria de Saúde, a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível em todas as unidades de saúde. Entre 2017 e 2018, a cobertura da 2ª dose está abaixo dos 80% (72,95% e 77,70%).

De acordo com a Prefeitura, o Ministério da Saúde irá realizar entre os dias 6 e 31 de agosto uma campanha nacional de vacinação para crianças até 5 anos. A meta de Campinas é imunizar 56,7 mil crianças dessa faixa etária durante a campanha. No entanto, as doses estão disponíveis em todas as unidades e a população pode se vacinar fora da campanha.

A diretora da Vigilância em Saúde, Andréa Von Zuben, afirmou que a preocupação é para que não apareçam casos em Campinas, principalmente no período de férias, onde muitas pessoas viajam para regiões ou países que ainda não erradicaram a doença. "É uma doença altamente contagiosa e que não tem um índice pequeno de letalidade", disse.

O secretário de Saúde, Cármino de Souza, informou que a Prefeitura também fará vacinação para funcionários do Aeroporto Internacional de Viracopos e da Rodoviária de Campinas, por conta do contato com visitantes de outros estados. A imunização no aeródromo acontece nesta quinta (12) e sexta (13), enquanto a previsão para o terminal de ônibus é nos dias 17 e 18 de julho.

"A ideia é fazer com que a população se sensibilize. E não precisa esperar a campanha, pode ir nos postos, que nós vamos vacinar. Tem vacina. A preocupação é porque a doença está no Brasil de novo, além dos casos em Roraima e no Amazonas, já tivemos registros de casos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul", explicou o titular da pasta.


Últimas notícias da Categoria "Ultimas PB"

Dilma diz que tomará atitude 'bastante clara' em relação ao Santander

Banco apontou em análise a clientes risco à economia se Dilma se reeleger. Ela disse que episódio foi 'lamentável', mas vai conversar antes de decisão.

Milhões fugiram de casa em 2013 por conflitos religiosos

De acordo com um estudo feito pelos Estados Unidos, a Síria é um dos países que mais sofreram com os deslocamentos

Boko Haram sequestra esposa do vice-premiê de Camarões

Líder religioso local também teria sido sequestrado, em outro ataque do mesmo grupo, na mesma cidade

Em Manaus, palestinos oram e fazem passeata pela paz na Faixa de Gaza

Ato realizado nas ruas do Centro da capital reuniu cerca de 200 pessoas. 'Somos contra a morte de pessoas inocentes', disse palestino.

Israel autoriza habitantes do norte de Gaza a retornar para suas casas

Autorização pode significar o fim da operação na região

PARCEIROS

Contato
contato@profetasdebermuda.com.br
Desenvolvido por
Mega Design