>> Esqueceu sua senha?

Força-tarefa da União Europeia mantém site em russo para rebater notícias falsas

Categoria: Ultimas PB
Postado em: 26/03/2017 às 12:11
Fonte: http://g1.globo.com

Na Europa, as redes sociais viraram campos de batalha, e a viralização de notícias falsas virou arma de disputa entre os governos, colocando a Rússia e a União Europeia em polos opostos.

Para combater o que chama de “problema crescente – e muito real” de notícias falsas ou desinformação, dez funcionários da União Europeia (UE) estão empenhados em refutar histórias mentirosas difundidas no leste do continente. Eles fazem parte da Força-Tarefa East StratCom (“comunicação estratégica do leste”, em tradução livre do inglês) e, entre seus objetivos, está apoiar a mídia independente e promover a conscientização sobre a circulação de informações falsas a respeito do bloco.

Embora não seja abertamente anti-Rússia, a força-tarefa, que faz parte do Serviço de Ação Externa Europeia, voltado aos países europeus que não integram a UE, tenta desbancar informações que fortaleçam a tentativa do Kremlin de minar a coesão do bloco.

O Serviço de Comunicação da Comissão Europeia afirma que o time atua desde setembro de 2015 e pretende “promover as políticas da UE para a região leste [do continente]”, incentivar “o ambiente de mídia dessa região e entre os estados-membros, incluindo apoio à liberdade de mídia e o fortalecimento da mídia independente”, e “melhorar a capacidade da UE de prever, abordar e aumentar a consciência sobre atividades de desinformação de atores externos”.

Ucrânia, Síria e refugiados

Entre as informações que aparecem com mais frequência na lista de mentiras que o serviço rebate estão a afirmação de que a Rússia não anexou a Crimeia, rumores de fraudes em imagens de feridos e em notícias sobre a responsabilidade da Rússia em apoio ao governo de Bashar al-Assad na guerra civil na Síria e informes sobre o impacto negativo provocado pela entrada de refugiados e migrantes em países europeus.

 

A tática da força-tarefa é apresentar links e conteúdo de notícias publicadas em diferentes veículos e, depois, refutá-los com outras informações.


Últimas notícias da Categoria "Ultimas PB"

Dilma diz que tomará atitude 'bastante clara' em relação ao Santander

Banco apontou em análise a clientes risco à economia se Dilma se reeleger. Ela disse que episódio foi 'lamentável', mas vai conversar antes de decisão.

Milhões fugiram de casa em 2013 por conflitos religiosos

De acordo com um estudo feito pelos Estados Unidos, a Síria é um dos países que mais sofreram com os deslocamentos

Boko Haram sequestra esposa do vice-premiê de Camarões

Líder religioso local também teria sido sequestrado, em outro ataque do mesmo grupo, na mesma cidade

Em Manaus, palestinos oram e fazem passeata pela paz na Faixa de Gaza

Ato realizado nas ruas do Centro da capital reuniu cerca de 200 pessoas. 'Somos contra a morte de pessoas inocentes', disse palestino.

Israel autoriza habitantes do norte de Gaza a retornar para suas casas

Autorização pode significar o fim da operação na região

PARCEIROS

Contato
contato@profetasdebermuda.com.br
Desenvolvido por
Mega Design