Na sequência das informações sobre o tabaco e, por consequência, do cigarro, seu principal produto, é importante sabermos quais efeitos agudos ocorrem no corpo humano após a ingestão da substância, que já vimos ser repleta de componentes químicos.
Após uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Quando em jejum e se a tragada for grande, a pessoa tende a ficar ligeiramente tonta.
Entre os efeitos conhecidos da nicotina temos a sua ação no sistema nervoso central (SNC), provocando elevação do humor e diminuição do apetite e do tônus muscular. Isso leva à sensação de relaxamento e, consequentemente, à necessidade cada vez mais frequente de se buscar outro cigarro para obter novamente a mesma sensação.
A nicotina causa o aumento da liberação de catecolaminas séricas, promovendo vasoconstrição e aumentando a frequência cardíaca com consequente elevação da pressão arterial, também agindo na resistência vascular, na descarga simpática e causando diminuição da atividade barorreflexa, como consequência, possibilitando a incidência de diversas doenças cardiovasculares.
O cigarro ainda atua no sistema digestivo, estimulado a liberação de ácido clorídrico (HCl). Com o aumento da acidez estomacal os resultados imediatos para o organismo são sensação de ardor e queimação e problemas na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Também causa diminuição nas contrações do estômago, sendo assim, dificultando a digestão.
Irrita os brônquios (pulmões) e ainda estimula a liberação de substâncias quimiotáxicas no pulmão, provocando a insônia, gerando a destruição da elastina e, por fim, provocando o enfisema pulmonar.
Acompanhe amanhã, na última notícia antes do desafio do Dia Mundial do Tabaco, informações sobre as consequências do uso crônico, ou prolongado, dessa droga.
O próximo grande projeto do Google tem a ver com genética. O laboratório Google X, que realiza as pesquisas mais ambiciosas e arriscadas da empresa, como o Google Glass, o carro autônomo e os balões de internet, agora inicia o “Baseline Study”, uma aposta
Problema deve ser tratado mais a fundo para evitar complicações futuras
As alterações da tireoide para mais ( Hipertireoidismo) e para menos ( Hipotireoidismo) podem ter influência em diversas partes do organismo. Um hipotireoidismo não tratado, por exemplo, pode levar a um aumento de peso e dificuldade de perdê-lo, mesmo com
De maneira geral, a ida ao urologista está condicionada ao surgimento de sintomas até a idade adulta.
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve constatou que adolescentes que passam mais de três horas conectados à internet ou trocando mensagens de texto estão mais propensos a terem problemas de saúde.