>> Esqueceu sua senha?

Efeitos agudos do cigarro para o corpo humano

Categoria: Bem Estar
Postado em: 27/05/2015 às 17:37
Fonte: http://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/tabaco.htm

Na sequência das informações sobre o tabaco e, por consequência, do cigarro, seu principal produto, é importante sabermos quais efeitos agudos ocorrem no corpo humano após a ingestão da substância, que já vimos ser repleta de componentes químicos.

Após uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando  ao cérebro geralmente em 9 segundos. Quando em jejum e se a tragada for grande, a pessoa tende a ficar ligeiramente tonta.

Entre os efeitos conhecidos da nicotina temos a sua ação no sistema nervoso central (SNC), provocando elevação do humor e diminuição do apetite e do tônus muscular. Isso leva à sensação de relaxamento e, consequentemente, à necessidade cada vez mais frequente de se buscar outro cigarro para obter novamente a mesma sensação.

A nicotina causa o aumento da liberação de catecolaminas séricas, promovendo vasoconstrição e aumentando a frequência cardíaca com consequente elevação da pressão arterial, também agindo na resistência vascular, na descarga simpática e causando diminuição da atividade barorreflexa, como consequência, possibilitando a incidência de diversas doenças cardiovasculares.

 O cigarro ainda atua no sistema digestivo, estimulado a liberação de ácido clorídrico (HCl). Com o aumento da acidez estomacal os resultados imediatos para o organismo são sensação de ardor e queimação e problemas na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Também causa diminuição nas contrações do estômago, sendo assim, dificultando a digestão.

Irrita os brônquios (pulmões) e ainda estimula a liberação de substâncias quimiotáxicas no pulmão, provocando a insônia, gerando a destruição da elastina e, por fim, provocando o enfisema pulmonar.

Acompanhe amanhã, na última notícia antes do desafio do Dia Mundial do Tabaco, informações sobre as consequências do uso crônico, ou prolongado, dessa droga.


Últimas notícias da Categoria "Bem Estar"

Google quer criar o mapa genético do humano.

O próximo grande projeto do Google tem a ver com genética. O laboratório Google X, que realiza as pesquisas mais ambiciosas e arriscadas da empresa, como o Google Glass, o carro autônomo e os balões de internet, agora inicia o “Baseline Study”, uma aposta

Comer menos não resolve questões emocionais da obesidade, diz psiquiatra

Problema deve ser tratado mais a fundo para evitar complicações futuras

Hipotireoidismo e gravidez

As alterações da tireoide para mais ( Hipertireoidismo) e para menos ( Hipotireoidismo) podem ter influência em diversas partes do organismo. Um hipotireoidismo não tratado, por exemplo, pode levar a um aumento de peso e dificuldade de perdê-lo, mesmo com

Consultas rotineiras ao urologista ajudam a rastrear câncer de próstata e outras doenças

De maneira geral, a ida ao urologista está condicionada ao surgimento de sintomas até a idade adulta.

Internet pode causar problemas de saúde em jovens

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve constatou que adolescentes que passam mais de três horas conectados à internet ou trocando mensagens de texto estão mais propensos a terem problemas de saúde.

PARCEIROS

Contato
contato@profetasdebermuda.com.br
Desenvolvido por
Mega Design